Como a tecnologia térmica está transformando a fiscalização de trânsito
Florianópolis passa a contar com uma inovação tecnológica que reforça a fiscalização no trânsito: drones equipados com câmeras térmicas. Esses dispositivos conseguem identificar, entre outras situações, motoristas que tentam escapar de blitzes, monitorando a temperatura corporal dos condutores em tempo real. Em operação há cerca de duas semanas, os dois drones com câmeras termográficas auxiliam a Guarda Municipal na vigilância mais rigorosa das vias da capital catarinense.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, ainda não há um banco de dados consolidado com resultados, devido ao curto período de uso. Porém, as primeiras operações indicam que a tecnologia traz uma nova dimensão para a fiscalização, principalmente durante ações noturnas.
Funcionamento das câmeras térmicas nos drones
As câmeras térmicas captam a radiação infravermelha emitida pelo calor dos objetos, convertendo essas informações em mapas de calor que exibem diferentes temperaturas por meio de cores. No caso dos drones da Guarda Municipal, o calor emitido pelo corpo humano aparece em cores vibrantes, enquanto superfícies como o asfalto são representadas em tons mais frios, como azul.
Leia também: Autoridades apuram caso grave em Cáceres Dupla Invade Casa Tenta
Fonte: omanauense.com.br
Leia também: Trump vaiado durante o hino nacional nas finais da NBA no Madison Square Garden
Fonte: feirinhadesantana.com.br
Essa precisão permite que o operador do drone identifique movimentações dentro dos veículos, mesmo que os motoristas tentem camuflar suas ações. Imagens divulgadas mostram, por exemplo, o teto dos carros em tons rosas, indicando áreas com calor intenso, enquanto o ambiente ao redor permanece em cores frias. Isso facilita a detecção de movimentos suspeitos, como trocas de condutores ou tentativas de fuga.
Capacidades do equipamento e impacto na fiscalização
O drone com câmera térmica consegue enxergar além da estrutura física dos veículos, funcionando quase como um “raio-x” que revela movimentações internas. Isso possibilita a identificação de infrações como mudanças de motorista durante blitzes, transporte irregular de animais e outras ações fora do padrão.
Embora ainda não tenham ocorrido prisões relacionadas ao uso da tecnologia, a Guarda Municipal destaca que o equipamento aprimora a identificação comportamental dos condutores, especialmente à noite, quando a visibilidade é reduzida. A secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, enfatiza que a inovação agiliza a resposta das equipes e aumenta a eficiência do trabalho, otimizando os recursos humanos disponíveis.
Leia também: Chuvas atípicas no período de seca reforçam combate à dengue no DF
Fonte: atividadenews.com.br
Resultados práticos em operações recentes
Na última semana, durante uma blitz da Lei Seca, um dos drones foi empregado para monitorar 123 motoristas. O uso da câmera térmica ajudou na fiscalização, resultando em oito autuações por recusa ao teste do bafômetro, que mede a concentração de álcool no organismo através do ar exalado.
Essas ações reforçam o compromisso da Guarda Municipal de Florianópolis em retirar das ruas condutores que desrespeitam as leis de trânsito e colocam vidas em risco. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob efeito de álcool é infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 2.934,70, suspensão da carteira de motorista por 12 meses, recolhimento da CNH e do veículo.
O uso de drones com câmeras térmicas representa, portanto, uma inovação significativa que conecta tecnologia e segurança pública, trazendo efeitos concretos para o trânsito de Florianópolis e a proteção dos cidadãos.

